quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sobre o livro "Música para Dança de Salão"

Quero agradecer a todas as pessoas que tem nos dado "feedbacks" em relação ao livro.
Tenho recebido vários e-mails e telefonemas com sugestões e pedidos.
Utilizaremos este blog também para nos comunicarmos e respondermos as dúvidas e perguntas mais freqüentes.
Aí estão algumas:

1. Gostaria de saber mais a respeito do seu livro. Como posso fazer para adquiri-lo? Alice por e-mail.
Resp.: Alice, em Curitiba você pode encontrar o livro na Dance Shop, que fica na rua Carlos de Carvalho, n.603, loja 5 ou pode adquiri-lo entrando no site da editora www.protexto.com.br , procurando por Sandra Ruthes em autores.

2. Assim que o site estiver ativo gostaria de ser informado. Marcelo por e-mail.
3. Comprei o livro ”Música para Dança de Salão” e quero dizer que gostei muito, pois será de muitíssima utilidade para mim como aluna e como professora. O que mais me interessou foi o sistema com banco de dados de músicas para dança de salão. Gostaria de saber quando estará disponível ou onde pode ser consultado. Necessito demais para as minhas aulas. Marisa por e-mail.
Resp.: Marcelo e Marisa , quando publicamos o livro, o site estava ativo, inclusive com a classificação disponível para consulta. O que ocorreu, é que no período pós- publicação, o site passou por problemas. Ele foi “hackeado” e os dados de classificação foram alterados. Estamos trabalhando para criar um site seguro e isto está levando mais tempo do que imaginamos. Assim que estiver disponível, divulgaremos aqui no blog, enviaremos mensagem via e-mail e informaremos através do Jornal Dance.

4. O que eu gostaria que tivesse no livro e não tem: Exemplos! Gostaria muito de ter exemplos de como explorar a música na dança de salão. Marcos Paulo, por e-mail.
Resp.: Marcos, estamos organizando uma segunda edição do livro, com vários educativos para serem aplicados individualmente e em aula e que foram utilizados no módulo que ministrei na pós-graduação em Dança de Salão. Enquanto a segunda edição não fica pronta, utilizaremos este blog para darmos alguns exemplos e posteriormente todas essas informações, inclusive o histórico dos educativos, se encontrará no site www.musicads.com.br, ok?

5. A aluna Roswitha da pós-graduação em dança de salão me questionou pessoalmente sobre a classificação dos valores do andamento, no campo estrutura musical, dizendo não concordar com os valores de bpm ali colocados, sendo que, ao comparar com os critérios para a dança de salão, tal música foi classificada como lenta, média ou rápida.
Resp.: É Roswitha, você tem toda a razão, quando fizemos a classificação para o trabalho de término de curso da pós-graduação, no campo critérios para dança de salão, fomos extremamente rigorosos na classificação. Por ser um critério subjetivo, fizemos uma pesquisa com os nossos alunos e professores acerca de sensação de velocidade que cada um tinha quando escutava e comparava as músicas analisadas no livro. A média da classificação desse grupo é o que está publicado.
Já para calcular o BPM dessas mesmas músicas usamos 2 programas de computador e tiramos a média entre os seus resultados. Como os programas que utilizamos analisam a forma de onda da música, eles acabam, muitas vezes calculando o BPM pela subdivisão do compasso, apresentando valores de 2 à 5 vezes maiores do que o real andamento da música.
A forma mais correta de se medir o andamento é, ao ouvir a música, ajustar a freqüência de um metrônomo até que o tempo forte da música coincida com o som do metrônomo. Na segunda edição do livro corrigiremos essa falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger