domingo, 2 de agosto de 2009

O Baile dos Surdos!!!

Milton Saldanha me presenteou com um belo texto, que ilustra de uma forma muito interessante, o livro "Música para Dança de Salão".

O Baile dos Surdos
Eles estão em todos os bailes. São os dançarinos que não ouvem a música. Certa vez observei um extraordinário, sabia todos os passos e coreografias de todos os ritmos. Uma pena que era desprovido de ouvidos. Fazia tudo magistralmente fora da música. Preocupado em mostrar destreza, por exemplo, exibia giros extremamente rápidos em músicas lentas. E o moço, pasmem, se dizia professor de dança de salão. Como ele, existem muitos.
Este livro de Sandra Elena Ruthes, uma pesquisadora séria e aplicada, e que há anos vivencia academias, bailes e shows, como professora e por vezes também aluna, chega como uma obra indispensável a todos que pretendam ter algum tipo de compromisso com a dança, tanto profissionais como amadores. Isso significa envolvimento com qualidade, mesmo que seja apenas por diversão. Para os profissionais, porém, a busca de excelência é uma obrigação. Logo, enxergo para estes a leitura (e futura consulta freqüente) de “Música para Dança de Salão” como uma obrigação, seja para aceitar, refletir ou até mesmo questionar seu conteúdo.
Meu sonho é que, em algum dia, não existam mais os bailes dos surdos. Nem aulas de dança com professores sem sensibilidade musical e ignorantes em anatomia, que ferem duplamente seus alunos, na alma e no corpo.
Sandra nos brinda com uma obra rara no gênero. Leitura agradável, em texto enxuto, e esclarecedora. Na prática, um manual para professores, que não se preocupa com passos e sim com as emoções que vão comandá-los através da música.
Quem tiver este livro sempre ao alcance da mão, sem dúvida, dançará melhor. E principalmente ensinará melhor.

Milton Saldanha
Jornalista, fundador e editor do jornal Dance, e autor do livro “As 3 Vidas de Jaime Arôxa”. www.jornaldance.com.br

Obrigada Milton, pela confiança depositada em nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger